top of page

Saiba qual a duração do clareamento dentário

Muitas pessoas procuram procedimentos estéticos para ter um sorriso mais branco e bonito.

Um desses tratamentos é o clareamento dental, bastante comum, pois apresenta um bom resultado com algumas sessões, alcançando assim o aspecto desejado pela pessoa.


Uma dúvida comum entre os pacientes é a duração do clareamento dentário. Por isso, neste texto, vamos explicar como esse procedimento é realizado, quais são os tipos de clareamento e daremos dicas para que o branco do sorriso dure mais tempo.


Fique conosco para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!


O que é o clareamento dental?

O clareamento é uma técnica para tornar os dentes mais claros ao remover o amarelamento deles. É uma higienização tão profunda que consegue eliminar manchas incrustadas nos dentes. O procedimento pode ser efetuado no consultório ou em casa. Independentemente do método escolhido, o paciente precisa ir ao dentista para ser orientado da forma correta. Veja a seguir detalhes de cada método!


Clareamento dentário na clínica

Como dissemos, o procedimento consiste em uma limpeza muito profunda nos dentes. Para realizar essa higienização, é empregada uma substância abrasiva, composta de peróxido de hidrogênio, capaz de agir sobre a oxidação de aminoácidos e proteínas, proporcionando o clareamento do mineral dos dentes.


Para essa técnica, o dentista examina previamente a boca e realiza alguns procedimentos iniciais de limpeza bucal. Em seguida, é aplicado o gel clareador com elevada concentração de peróxido de hidrogênio. Então, o profissional manipula um laser que acelera o processo ao potencializar o efeito da substância usada. Assim, esse método atinge resultados rapidamente: requer de duas a três sessões, com 50 minutos de duração cada.


Clareamento dentário caseiro

Se a pessoa optar por fazer o tratamento em casa, os efeitos esperados levam mais tempo para aparecer: geralmente, quatro semanas. No entanto, o método costuma ter um preço mais acessível.


O primeiro passo é visitar um dentista, profissional que fará a limpeza bucal e uma análise dentária. Na clínica, a pessoa receberá o gel clareador e as instruções para o uso: quantidade, tempo de ação e frequência de uso.


O dentista também fará um molde da arcada dentária, acessório que ajudará na aplicação do gel. A substância precisa ser colocada com muito cuidado, pois pode queimar os lábios, a mucosa da boca e a gengiva, se tocá-los. Por essa razão, é feita a moldeira e o dentista dá as orientações.


Quanto tempo dura um clareamento dentário?

Chegamos à tão esperada pergunta! Vamos responder, mas continue conosco depois, pois daremos dicas para manter o efeito do clareamento por mais tempo.


Em média, o procedimento dura dois anos. No entanto, esse tempo é variável, de acordo com os hábitos bucais e a alimentação da pessoa. Para um não fumante, os dentes vão se manter brancos por mais tempo do que os de indivíduo que fuma, por exemplo.


Qual clareamento dental dura mais e por quê?

O clareamento caseiro costuma ser mais duradouro porque o gel clareador permanece por mais tempo sobre os dentes, o que possibilita que alcance partes mais profundas. No consultório, o gel fica menos tempo em contato com os dentes, o que impossibilita que a substância atinja áreas mais internas.


No entanto, como já dito anteriormente, a durabilidade do clareamento vai depender muito mais da alimentação e dos hábitos da pessoa. Por esse motivo, a seguir vamos apresentar algumas dicas para prolongar o branco do sorriso após o clareamento. Confira!


Como manter o clareamento por bastante tempo?

A durabilidade do clareamento dentário também vai depender de você. É necessário ter cuidados básicos com a saúde bucal, além de evitar hábitos nocivos aos dentes. Veja algumas dicas.


Faça uma boa higiene bucal

A limpeza dentária é o básico a ser feito. Com o tempo, o acúmulo de sujeira fica incrustado nos dentes e deixa manchas escuras e amareladas, além de proporcionar tártaro, cáries, mau hálito, gengivite, periodontite, entre outras patologias.


Por isso, é necessário escovar os dentes sempre após as refeições (ou seja, no mínimo, três vezes ao dia) e depois de comer doces. O fio dental precisa ser usado diariamente; é item obrigatório pelo menos antes de dormir, porque, durante o sono, a salivação diminui, o que faz com que a quantidade de bactérias aumente. O enxaguante bucal também é indispensável para finalizar a higienização antes de se deitar.


Evite ingerir bebidas e alimentos pigmentados

O ideal é evitar o consumo de comidas ou bebidas com coloração forte, como café, vinho, shoyu, beterraba, chocolate e suco de uva. Você não precisa eliminá-los de sua dieta, mas é bom reduzir a ingestão deles.


Não fume

Fumar qualquer substância, seja cigarro, charuto, cachimbo ou narguilé, faz mal para os dentes. Esse hábito envolve compostos químicos que, com o tempo, ficam impregnados nos dentes e, além de prejudicarem sua estrutura, provocam fortes manchas.


Consulte um dentista com frequência

Ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses é imprescindível. O especialista conseguirá examinar o estado dos seus dentes e realizar procedimentos de rotina, além de indicar algum exame ou tratamento, caso seja necessário.


Fonte: Sorridents

Comments


bottom of page