A restauração de dente pode ser a solução para quem sofre com cáries ou pequenas fraturas no dente. Além de recuperar o dente, ela também melhora a aparência.
Com certeza você já deve ter ouvido falar desse procedimento odontológico, mas em que casos ele é indicado? Quais os tipos de restauração dentária? Continue a leitura para entender mais sobre esse tratamento.
O que é restauração no dente?
A restauração de dente é um tratamento odontológico que devolve a forma, função e aparência de um dente deteriorado. É fundamental para reparar danos causados por cárie ou trauma, garantindo que o dente volte a funcionar de maneira saudável.
Quando seu dentista restaura um dente cariado, ele remove primeiro a parte deteriorada e limpa a área atingida. Esse processo impede a proliferação de bactérias e evita a evolução para um quadro mais grave.
Depois de limpar a cavidade, a restauração é feita com um material específico. Alguns dos mais comuns são a resina adesiva, inômero de vidro, ouro, porcelana e amálgama de prata.
Cada uma possui vantagens e desvantagens, por isso, é ideal conhecer as suas especificidades. Conheça, a seguir, os tipos de restauração de dentes.
E quais os tipos de restauração de dente?
Como vimos, existem diferentes tipos de materiais para fazer restaurações no dente. A escolha envolve o método, e alguns são mais tradicionais, enquanto outros, são mais inovadores.
Também não existe um tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um vai depender de alguns fatores, como:
extensão do preparo;
alergia a certos materiais;
o local da boca que precisa ser restaurado e;
o custo do procedimento.
Como saber se preciso de uma restauração?
Apenas um(a) dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, o(a) profissional vai examinar a superfície de cada dente.
O(a) dentista também poderá pedir um exame radiológico parcial ou completo da sua boca para uma avaliação mais completa.
O tipo de tratamento definido pelo(a) profissional vai depender da extensão do dano causado pela cárie no seu dente.
Em todo o caso, a prevenção da cárie e de outros problemas bucais é sempre a melhor saída. O primeiro passo é manter uma boa rotina de higiene bucal, por isso, a escovação é fundamental.
Fonte: Colgate
Gostou deste conteúdo? Agende uma consulta conosco ainda hoje e saiba qual é o melhor tratamento para você e sua família.
Comments