Veja como tratar
Quais as causas da raiz exposta?
A exposição da raiz pode ocorrer devido a diversos aspectos. A seguir, conheça os principais!
Excesso de força na escovação
A escovação com muita força agride a gengiva e gera um processo denominado abrasão, que provoca o desgaste da estrutura dentária, na região próxima à gengiva. Isso ocorre, principalmente, se a escova usada tiver cerdas duras.
Posicionamento dos dentes
A má oclusão gera uma força excessiva nos dentes, devido ao contato errado entre eles. Assim, a gengiva começa a retrair, o que resulta na exposição da gengiva.
Fatores genéticos
Pessoas com familiares que têm ou tiveram retração gengival estão mais propensas a desenvolverem esse problema dentário. Por esse motivo, devem dar uma atenção diferenciada à sua saúde bucal.
Que fatores contribuem com o problema?
Alguns pontos aumentam consideravelmente o risco de um dente ter a sua raiz exposta. Saiba quais são eles!
Falta de higiene adequada
Uma escovação deficiente e a falta do hábito de usar o fio dental favorecem o acúmulo da placa bacteriana — uma película incolor, branca ou amarelada, que se forma sobre os dentes, como resultado da ação de bactérias sobre os restos de alimentos.
Esse biofilme causa a gengivite, que afeta a saúde da gengiva e pode fazer com que ela retraia.
Tártaro
O cálculo dentário, chamado popularmente de tártaro, é uma massa endurecida que surge na superfície dos dentes, resultante da placa bacteriana que não foi removida corretamente.
Nesses casos, além da gengivite, pode ocorrer também a periodontite, que pode desencadear tanto um ou vários dentes com raiz exposta quanto a perda óssea.
Como tratar um dente com raiz exposta?
O tratamento da retração gengival, primeiramente, requer uma consulta com um dentista, para que ele avalie o grau de exposição da raiz e investigue a causa do problema. Entre as opções para tratar estão:
-cirurgia plástica da gengiva: repõe o tecido gengival perdido;
-restauração direta em resina: recobre a parte exposta do dente;
-faceta ou lente de contato: devolve estética aos dentes com exposição da raiz;
-tratamento periodontal: remove o tártaro e a placa bacteriana.
Como é possível perceber, um dente com raiz exposta não retorna às suas condições normais sem a ajuda de um bom profissional. Por isso, procure atendimento odontológico quanto antes para resolver esse problema e evitar suas consequências.
Fonte: Blog Odontocompany
Comments