Devo parar?
Sangramento da gengiva ao passar fio dental não é motivo para suspender o uso do produto.
O uso do fio dental é uma das etapas mais importantes na rotina de higiene bucal. O item auxilia na remoção da placa bacteriana e restos de alimentos que a escova não alcança, potencializando a limpeza e prevenindo uma série de problemas na cavidade oral. No entanto, algumas pessoas ficam com a gengiva sangrando após passar o fio dental. Quando isso acontece, é importante ficar em alerta. A condição pode ser um sinal de algum machucado ou inflamação nos tecidos gengivais. Mas será que é preciso parar de usar o fio dental para acabar com o sangramento? Conversamos com a dentista Patrícia Almeida para saber o que fazer nessa situação e qual a melhor forma de tratamento.
Sangramento pelo uso de fio dental pode indicar falta de cuidado com a higiene bucal
A gengiva sangrando pelo uso do fio dental não é normal. Segundo a Dra. Patrícia, o sangramento é um dos principais sintomas de gengivite, uma inflamação no tecido gengival causada pelo acúmulo de placa bacteriana. “Quando a gengiva sangra, ela está nos alertando que tem uma inflamação no local. Pode ser pontual, em um dente só, ou pode ser generalizada, na boca toda”, explica. De acordo com a dentista, o quadro está relacionado à higiene bucal inadequada, que favorece a formação de placa e tártaro. Por isso, o uso do fio dental é indispensável e não pode ser interrompido em momento algum. “Normalmente, o paciente tem um pensamento errado quando ele passa o fio dental e a gengiva sangra. Na cabeça dele, está machucando a gengiva. Esse pensamento não pode existir”.
A profissional explica que inflamações na gengiva tendem a manifestar sintomas como vermelhidão e inchaço na região acometida. Por isso, alguns pacientes também podem notar uma maior sensibilidade na área e até mudança na cor do tecido gengival. “Tem gengiva que não precisa nem passar o fio dental para sangrar de tão inflamada que está”, cita.
Gengivite não tratada pode causar perda dentária
A gengivite é uma inflamação séria que pode evoluir para outros tecidos da boca. A Dra. Patrícia afirma que, se não tratada, ela avança para o osso e se transforma em uma periodontite, infecção bacteriana que afeta as estruturas que suportam os dentes. “Se você tem uma gengivite que está sangrando e não trata, ela vai evoluir para uma doença periodontal, que vai chegar no ligamento periodontal no osso. Então você começa a ter uma sensibilidade, uma mobilidade nos dentes e vai perder esse elemento”, alerta.
A dentista aconselha consultar um profissional a qualquer sinal de gengiva inchada e sangrando. “Quando o paciente tem um sangramento na gengiva, ele precisa procurar um profissional para saber se esse sangramento é por conta dessa gengivite ou se ele passou o fio dental com mais força e acabou machucando a gengiva. Então, não pode interromper a escovação e nem uso de fio dental, em hipótese alguma”.
Como evitar o sangramento na gengiva após passar o fio dental?
Usar o fio dental de maneira inadequada pode machucar a gengiva. Isso acontece quando passamos o fio com força ou rápido demais. Como o tecido gengival é sensível, os movimentos bruscos podem lesionar a área e causar um sangramento pontual. No entanto, o sangramento não é motivo para suspender o uso, pois assim você estará contribuindo ainda mais para problemas de saúde bucal. “Não pode só escovar o dente. Mesmo que seja uma escova mais fina ou ultrassônica, ela não chega na parte que precisa, que é entre os dentes e o sulco gengival”.
O segredo para não ficar com a gengiva sangrando após o fio dental é saber como usá-lo da maneira correta. Procure passar o fio com delicadeza, deslizando para cima e para baixo entre os dentes cuidadosamente. Não se esqueça de repetir o ritual a cada escovação. Algumas pessoas usam o fio uma vez por dia ou quando ficam incomodadas com algum resto de comida preso nos dentes. O hábito é errado e contribui para o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. “A melhor maneira de evitar uma doença periodontal e um sangramento na gengiva é a higiene bucal”.
Além de reforçar os cuidados com a higiene diária, a dentista recomenda fazer visitas periódicas ao dentista. “Se você escovar os dentes após todas as refeições, passar o fio dental e ir ao dentista a cada três meses para fazer uma limpeza, uma profilaxia profissional, você não vai ter doença periodontal, nem gengivite”, finaliza.
Fonte: Sorrisologia
Comentarios