Apesar de muitos procedimentos terem como objetivo melhorar a estética e a autoestima, também existem tratamentos responsáveis por trazer o equilíbrio funcional para o paciente.
Um bom exemplo é a harmonização orofacial, que corrige assimetrias e melhora as proporções faciais. Dessa forma, é possível recuperar a autoestima e trazer mais funcionalidade em atividades básicas do dia a dia, como comer e falar.
Em 2019, a harmonização orofacial foi reconhecida como uma especialidade da odontologia. De acordo com os órgãos responsáveis, o cirurgião dentista tem todo o conhecimento necessário da face para realizar o procedimento.
Então, você está no lugar certo para saber mais sobre a harmonização orofacial. Por aqui, você vai ficar por dentro das técnicas do mercado, além de descobrir todos os benefícios dos procedimentos. Vamos lá?
O que é harmonização orofacial?
É uma especialidade da odontologia que tem como objetivo trazer o equilíbrio entre a relação estética com a funcional do rosto e sorriso do paciente.
A harmonização orofacial envolve um conjunto de procedimentos estéticos e terapêuticos que tem como objetivo melhorar a aparência e a função da região da boca e do rosto. Esses procedimentos incluem, por exemplo, preenchimento labial, bichectomia, aplicação de toxina botulínica etc.
Além de trazer mais equilíbrio e harmonia para as proporções do rosto, a harmonização orofacial também ajuda a corrigir possíveis disfunções, como o bruxismo e apneia do sono. Em resumo, a harmonização orofacial ajuda tanto na correção de problemas quanto na autoestima e aparência dos pacientes.
Conheça as técnicas de harmonização orofacial feitas em consultório
Existem diversas técnicas de harmonização feitas em consultório pelo profissional de odontologia. Conheça as principais:
Toxina botulínica
Também conhecida como “botox”, essa técnica de harmonização orofacial com toxina botulínica consiste na aplicação da substância em pontos específicos do rosto para relaxar os músculos das rugas e linhas de expressão.
A toxina botulínica age bloqueando os sinais nervosos da contração muscular, fazendo com que os músculos fiquem temporariamente relaxados. Com isso, as rugas e linhas de expressão são suavizadas, e a aparência do rosto fica mais jovem.
Dentre os principais benefícios desta técnica de harmonização, podemos citar:
Prevenção do surgimento de novas rugas;
Melhoria na aparência dos olhos através do arqueamento das sobrancelhas;
Diminuição do sorriso gengival (quando a gengiva fica muito exposta ao sorrir);
Correção de assimetrias;
Melhoria da aparência de “barbela” ou “queixo duplo”;
Alívio de dores de cabeça e outros sintomas relacionados ao bruxismo;
Redução da transpiração excessiva nas axilas, mãos e pés.
Bichectomia
Já essa outra técnica de harmonização orofacial consiste na remoção parcial ou total das bolas de Bichat, que são bolsas de gordura localizadas na região das bochechas. O objetivo desse procedimento é afinar o rosto, destacar os contornos faciais e deixar a aparência mais harmoniosa.
A bichectomia é realizada por meio de uma pequena incisão dentro da boca, por onde o cirurgião acessa as bolsas de gordura e remove uma quantidade controlada de tecido. O procedimento é relativamente simples e rápido, e a recuperação costuma ser bastante tranquila.
Alguns benefícios do procedimento, são:
Afinamento do rosto, destacando as maçãs do rosto e o contorno da mandíbula;
Correção de assimetrias faciais;
Melhoria na aparência do sorriso;
Alívio de desconfortos, como mordidas acidentais na mucosa bucal;
Aumento da autoestima e da confiança em relação à aparência.
É muito importante se informar sobre os prós e contras da cirurgia. Neste sentido, também vale escolher um profissional habilitado e com experiência em bichectomia. Afinal, cada caso deve ser avaliado individualmente e o resultado final pode variar de acordo com a anatomia do paciente.
Fios de sustentação
Os fios de sustentação, também conhecidos como “lifting”, é uma técnica de harmonização orofacial minimamente invasiva. Ela serve para melhorar a firmeza e a sustentação da pele do rosto, principalmente na região do terço inferior, como a mandíbula e o contorno facial.
O procedimento consiste na aplicação de fios de polidioxanona (PDO), que são absorvíveis pelo organismo, e estimulam a produção de colágeno e elastina na região tratada, promovendo a sustentação e firmeza da pele. Os fios são inseridos por meio de agulhas especiais, que não deixam cicatrizes visíveis e trazem resultado imediato.
Alguns dos principais benefícios da harmonização orofacial com fios de sustentação são:
Melhoria da flacidez facial;
Suavização de linhas de expressão e rugas;
Redução da papada;
Recuperação da elasticidade e da firmeza da pele;
Melhoria na hidratação e no aspecto geral do rosto;
Resultados imediatos e naturais, sem mudanças bruscas na aparência;
Procedimento minimamente invasivo e com rápida recuperação.
Ácido hialurônico
Por fim, existe a técnica de harmonização orofacial com ácido hialurônico para melhorar o contorno e o volume do rosto, além de reduzir as linhas de expressão.
A substância é utilizada em diferentes procedimentos estéticos, como preenchimento facial, hidratação da pele e no contorno dos lábios.
O ácido hialurônico serve para preencher ou aumentar o volume de determinadas áreas. A aplicação é realizada com agulhas finas, em pontos estratégicos, para garantir um resultado harmonioso e natural.
Alguns benefícios da harmonização com ácido hialurônico, são:
Hidratação e melhora na textura da pele;
Resultados imediatos e duradouros;
Procedimento minimamente invasivo, com pouca ou nenhuma dor;
Recuperação rápida, sem a necessidade de afastamento das atividades diárias.
Dicas para o seu pós-operatório de harmonização orofacial
O pós-operatório de uma harmonização orofacial pode variar de acordo com o procedimento realizado e com as características individuais de cada paciente.
No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a garantir uma recuperação mais tranquila e segura. Veja algumas delas:
Evitar atividades físicas intensas nas primeiras semanas após o procedimento;
Não se expor à luz solar excessiva, especialmente nas áreas tratadas;
Usar protetor solar de amplo espectro, com fator de proteção solar (FPS) adequado;
Evitar consumir alimentos quentes ou apimentados;
Utilizar compressas geladas ou bolsas de gelo para reduzir o inchaço e as dores nas áreas tratadas;
Não deitar de lado nos primeiros dias após o procedimento, especialmente se a região tratada incluir as bochechas ou a mandíbula;
Além disso, é muito importante manter a higiene bucal em dia e não escovar os dentes com muita força. Dessa forma, você diminui a proliferação de bactérias e fica com o sorriso mais bonito.
Fonte: Blog Dental Clean.
Comments