top of page

Dentista clinico geral ou ortodontista? Entenda as principais diferenças!

Há diversos profissionais que tratam os problemas que podem aparecer na boca, como o dentista geral e o ortodontista.

Muitas pessoas pensam que eles realizam o mesmo trabalho, mas isso não é verdade. Sendo assim, para fazer um tratamento eficiente nos seus dentes, é preciso entender as diferenças entre eles.


Nesse sentido, ao saber mais a respeito do dentista geral e do ortodontista, é possível cuidar melhor da saúde bucal. Afinal, o correto acompanhamento com esses profissionais é algo que precisa ser feito pelo menos uma vez por ano para evitar maiores contratempos. Assim, você pode realizar a manutenção preventiva e a limpeza dos seus dentes.


Interessado no assunto? Continue a leitura e saiba as diferenças entre o dentista geral e o ortodontista!


Quais as principais diferenças entre o dentista geral e o ortodontista?

Ortodontista

O ortodontista é o profissional especializado em corrigir a posição dos dentes dos pacientes e dos seus ossos maxilares para que consigam mastigar de forma correta. Além do mais, ao fazer a correção dos dentes, a higiene da boca fica mais otimizada. Consequentemente, evitam-se possíveis odores e placas bacterianas.


Dessa forma, é necessário ressaltar que a função desse profissional envolve vários fatores que ajudam em toda a saúde bucal do paciente, uma vez que os dentes tortos podem atrapalhar de forma significativa sua qualidade de vida. Como algumas deformidades dentais podem comprometer a limpeza correta dos dentes, elas podem ocasionar diversas doenças, por exemplo, a deterioração, a gengivite, o enfraquecimento dental etc.


Além do mais, ao mastigar os alimentos de forma torta, é possível sentir dores. Caso não sejam tratadas, elas podem se agravar. Isso pode gerar estresse muscular e, assim, acarretar dores de cabeça e síndromes nas articulações do maxilar e da mandíbula. Por fim, destacamos que os dentes tortos podem comprometer a autoestima.


Por essas razões, o trabalho do ortodontista é essencial, pois ajuda a prevenir e a evitar diversos problemas de saúde. Normalmente, o tratamento é feito por meio de aparelhos dentários.


É válido explicar que o profissional ortodontista pode exercer sua função de forma autônoma, pode trabalhar em clínicas particulares ou pode ser dono do seu próprio consultório. Também é possível trabalhar em entidades públicas.


Para ser um ortodontista, é preciso fazer o curso de bacharelado em Odontologia e, depois, realizar um curso de especialização na área de Ortodontia. Existem duas formas de se especializar em Ortodontia: a pós-graduação lato sensu e a stricto sensu.


A pós-graduação lato sensu é uma especialização que prepara o estudante para atuar como ortodontista. Para conseguir o certificado, é preciso fazer um curso que dura de 18 a 24 meses. Já na pós-graduação stricto sensu, o profissional se torna mestre e depois doutor. A duração do curso gira em torno de 2 anos.


Dentista geral

Esse profissional é responsável por cuidar da boca do paciente de forma geral, ou seja, ele consegue tratar problemas de baixa complexidade, por exemplo, cáries, tártaros e gengivites. Sua principal função é trabalhar de maneira preventiva, realizando a limpeza dentária e a extração dos dentes e encaminhando os pacientes aos profissionais especializados em determinado problema.


Após os pacientes terem seus dentes alinhados e uma mordida eficiente, eles não precisam mais visitar o ortodontista com tanta frequência. Nessa situação, os clientes devem fazer um acompanhamento periódico com o dentista geral para realizar ações preventivas e cuidar da sua saúde bucal.


É válido ressaltar que, para ser um dentista generalista, basta fazer o curso de Odontologia em uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), visto que só elas podem oferecer diplomas que apresentam validade no mercado de trabalho.


Como escolher o melhor profissional?

No momento de escolher o melhor profissional para cuidar dos seus dentes, é preciso tomar cuidado. Confira o que pode ser feito!


Peça indicações

Caso você não saiba por onde começar na escolha de um profissional odontológico, uma ótima opção é pedir indicações. Assim, você terá uma lista de opções de consultórios e profissionais para pesquisar e entender a respeito do seu trabalho.


Para isso, busque conversar com seus amigos e familiares que tenham realizado determinado tratamento nos dentes. Não deixe de perguntar também a respeito do atendimento prestado e da estrutura da clínica.


Avalie a qualidade

A qualidade do tratamento é primordial em uma clínica odontológica, e ela deve ser levada em consideração na hora de escolher o melhor profissional para cuidar dos seus dentes. Se o tratamento com um dentista geral ou com um ortodontista não for de qualidade, será necessário refazer todos os procedimentos, e isso gerará mais gastos para você.


Logo, busque por especialistas que prezam a qualidade e fazem uso de materiais que garantirão um sorriso mais agradável e dentes mais brancos. Com isso, sua autoestima melhorará consideravelmente.


Considere o custo-benefício

É fundamental ficar atento ao valor que cada profissional cobra. Saiba que de nada adianta escolher uma clínica barata com um serviço de péssima qualidade, visto que o tratamento não será muito efetivo. Por outro lado, existem muitos consultórios que cobram valores exorbitantes, mas não oferecem um bom atendimento.


Fonte: Sorridents

Kommentare


bottom of page