Um dente quebrado normalmente causa dor de dente, infecções, alterações na mastigação e, até mesmo, problemas na mandíbula, devendo, por isso, ser sempre avaliado por um dentista.
O dente quebra ou fica rachado após uma queda ou acidente, o que geralmente provoca algum sangramento na gengiva, e nesse caso o que se deve fazer é parar a hemorragia, colocando uma gaze molhada em água fria sobre o local e pressionar durante alguns minutos. Isso normalmente é eficaz e controla o sangramento em poucos minutos, mas ainda assim, o mais sensato é ir ao dentista para poder restaurar o dente.
O que fazer no caso de dente quebrado
Após parar o sangramento deve-se colocar uma pedra de gelo sobre o local afetado ou chupar um picolé para evitar o inchaço da boca. Além disso, é importante bochechar a boca com água fria e evitar passar a escova de dente no local do sangramento. Também não é recomendado usar enxaguantes bucais porque podem agravar o sangramento.
Depois, deve-se avaliar o dente afetado para verificar se se encontra rachado ou quebrado:
1. Caso o dente se encontre rachado ou quebrado:
É aconselhado marcar uma consulta no dentista para avaliar a necessidade de tratamento especializado do dente. Mesmo se seja um dente de leite, o dentista poderá orientar que seja feita uma restauração porque o dente quebrado é mais difícil de limpar e favorece a instalação da cárie e da placa bacteriana.
2. Caso o dente tenha caído:
Se for um dente de leite: Se o dente tiver realmente saído completamente, não é preciso colocar outro dente no local pois a perda de um dente primário não causa qualquer alteração na posição dos dentes ou dificuldades na fala. E na fase correta o dente definitivo irá nascer normalmente. Mas se a criança perder o dente num acidente, muito antes dos 6 ou 7 anos é importante avaliar com o dentista se vale a pena usar um aparelho para manter o espaço aberto para o dente definitivo nascer com facilidade.
Se for um dente definitivo: lavar o dente apenas com água morna e colocá-lo dentro de um copo com leite frio ou em um recipiente com saliva da própria criança, ou no caso de adulto deixar dentro da boca é outra excelente alternativa para deixar o dente viável para ser reimplantado, que deve acontecer no máximo 1 hora após o acidente.
Como restaurar um dente quebrado
O tratamento para restaurar o dente quebrado vai depender de qual parte do dente quebrou. Quando um dente definitivo quebra por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante no seu lugar. Mas se o dente definitivo tiver quebrado acima da linha óssea, o dente pode ser desvitalizado, reconstruído e levar uma coroa nova. Já se o dente quebrado afetar apenas o esmalte do dente, o dente poderá ser reconstruído apenas com compósitos.
O dente quebrado volta a nascer?
O dente quebrado não volta a nascer, sendo necessário consultar o dentista para que seja feito o tratamento mais adequado para restaurar o dente. Nos casos em que o dente quebrado foi o de leite, é normal que o dente permanente nasça, no entanto esse nascimento é um processo natural, não sendo devido à quebra.
Quando ir ao dentista
É recomendado consultar o dentista sempre que:
O dente se encontra rachado, partido ou fora do lugar;
Surgem outras alterações no dente, como dente escuro ou mole, até 7 dias após a queda ou acidente;
Existe dificuldade para mastigar ou falar;
Surgem sinais de infecção como inchaço na boca, dor intensa ou febre.
Nestes casos, o dentista irá avaliar o local do dente afetado e diagnosticar o problema, iniciando o tratamento adequado.
Fonte: Tua Saúde
Comments