A saúde bucal do paciente com câncer de mama precisa de atenção especial. Entenda neste artigo o porque e qual a relação!
O câncer de mama é o tipo mais comum da doença em mulheres de todo o mundo, inclusive no Brasil. A doença pode ser de vários tipos, e seu desenvolvimento é muito particular, já que em algumas pessoas desenvolve mais rápido do que em outras.
Como um tipo de condição grave para a saúde e bem estar físico, o câncer de mama e seus tratamentos afetam todas as áreas do corpo, podendo gerar:
Sensação de boca seca
Gosto metálico na boca
Queda de todos os pelos do corpo
Enfraquecimento das unhas
Náuseas frequentes
CÂNCER DE MAMA E SAÚDE BUCAL
O tratamento para o câncer de mama costuma ser feito com quimioterapia e/ou radioterapia, tratamentos tão agressivos tem efeitos colaterais frequentes que interferem diretamente na saúde bucal.
Os pacientes em tratamento costumam apresentar perda de paladar, mucosite (feridas), candidíase bucal, cáries de radiação, e diversos outros sintomas associados. Esses incômodos podem ter fim quando o paciente termina o tratamento ou persistirem por anos. Quem está em tratamento oncológico e tem implantes dentários ou aparelhos, deve redobrar a atenção!
Para prevenir e amenizar esses incômodos, siga a dica abaixo!
HIGIENE ADEQUADA
Ter feridas, sensibilidade e sensação de boca seca não podem ser motivos para parar com os hábitos de higiene na boca. O passo a passo mais indicado é escovação com uma escova adequada, limpeza interdental e uso de hidratantes enzimáticos.
Fonte: Tepe
Comments