top of page

Como Saber Se Eu Preciso De Tratamento De Canal?

Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes

Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.


Mas não significa que toda dor de dente seja sinônimo de tratamento de canal. Alguns casos de pulpite – que é a inflamação da polpa – são reversíveis e, com a retirada do problema, como a cárie, se resolve. Caso o tratamento não seja feito a tempo, torna-se uma pulpite irreversível e a solução passa a ser o tratamento de canal.


O que é o tratamento de canal e quanto tempo demora?

O tratamento de canal é o processo de retirada de inflamação da polpa do dente causado pela cárie que não foi tratada. Caso progrida, essa inflamação pode afetar outras partes do corpo. Como os outros dentes, gengiva, pescoço e cabeça.


A partir disso, o tempo de tratamento depende de quão afetado está o dente. Em casos mais simples, uma sessão pode ser o suficiente para cuidar do problema. Entretanto, quando a inflamação está em um estágio de maior complexidade pode ser preciso mais de uma sessão para fazer a limpeza completa do interior do dente, o enxerto e a obturação do canal.


Não precisa ter medo


O tratamento de canal é um dos procedimentos mais temidos em clínicas de odontologia. Mas sem necessidade. No passado a falta de recursos tecnológicos até era desculpa para fugir da cadeira do dentista. Mas hoje em dia são muitas as funcionalidades existentes para tornar o tratamento quase indolor. O procedimento é feito com anestesia local e hoje já são usadas máquinas de precisão para achar a raiz do problema e tirá-la rapidamente. Não é preciso temer.


Além disso, caso o tratamento não seja feito, pode causar dores e desconfortos latentes e até necrosar a região afetada. É melhor cuidar para não sofrer depois.


Só preciso de canal se sinto dor?

Não! Em alguns casos o paciente não sente dor, o que não significa que não precise do tratamento. Por isso, é tão importante visitar o dentistas ao menos duas vezes por ano. Ele poderá detectar a necessidade do tratamento.


Após o procedimento


Depois de feito o tratamento de canal a vida continua normalmente e até com mais qualidade de vida, já que o problema foi resolvido e com ele vai embora a dor e o desconforto. Ainda assim é importante cuidar da alimentação, evitando alimentos muito duros. A higienização adequada, com uso do fio dental também não pode ser esquecida, assim como o repouso, para ajudar na cicatrização.


Então, o mais importante de tudo é sempre prevenir. Se não quer ter que passar pelo transtorno do tratamento de canal é muito importante manter a higiene da boca em dia.


Fonte: Sorriasp

Comments


bottom of page