top of page

Como brecar o envelhecimento dos dentes

Seus dentes estão envelhecendo e esse processo pode acontecer muito mais rápido do que deveria. Saiba o que fazer para mantê-los saudáveis



A ciência começa a voltar seus olhos a um problema que, só na última década, triplicou entre os jovens: o envelhecimento precoce dos dentes. Aliás, você sabia que eles envelhecem? Isso acontece pelo desgaste do esmalte. Alguns fatores ligados ao estilo de vida atual  estão por trás desse salto na prevalência de casos.


Estresse e até mesmo dietas da moda aparecem entre os fatores de risco capazes de acelerar a corrosão dentária. “Não é raro nos depararmos com pacientes de 25 ou 30 anos, mas com a dentição equivalente ao dobro da idade”, comenta o dentista Paulo Vinícius Soares, professor da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais com pós-doutorado pela Universidade de Illinois, em Chicago, Estados Unidos e fundador de um grupo de estudos sobre o assunto.


Quando não são tomadas medidas preventivas – que podem entrar facilmente no cotidiano – esse desgaste contínuo interfere com a gengiva, desencadeando a exposição da raiz do dente. Além de resultar em prejuízos estéticos, tal processo propicia o aumento da sensibilidade e alterações na mastigação.


Outra encrenca é a dor local, inclusive da musculatura da região da boca e até na cabeça.


Embora o esmalte do dente seja uma estrutura muito resistente, aliás, é considerada a mais forte do corpo humano, um conjunto de fatores colabora para sua degradação.


– Estresse e ansiedade

O nervosismo constante pode reduzir a quantidade de saliva, uma das maiores aliadas na manutenção do PH da boca.


– Modismos alimentares

Quem diria, a busca pelo emagrecimento rápido também coloca os dentes em risco. Uma das últimas manias – que não tem sequer embasamento científico – é a mistura de água com limão em jejum. A bebida ácida danifica ao dente.


– Exagerar em certas bebidas

Vinho, chá verde e bebidas isotônicas são acusados de contribuir para a perda mineral.


– Doenças gástricas

Aqui o principal problema atende pelo nome de doença do refluxo gastroesofágico, que acontece quando o esfíncter relaxa demais e permite que o conteúdo gástrico retorne.


Uma vez desgastado, infelizmente, o esmalte do dente não se regenera.


Adotar certos cuidados, desde cedo, assegura um sorriso cheio de saúde com o passar dos anos. É a melhor atitude para combater a deterioração precoce. Dessa forma, os dentes não vão envelhecer antes de você.


Assim como o filtro solar faz parte da rotina de cuidados com a pele, a blindagem do nosso esmalte dos dentes é também importante na rotina de saúde bucal.


Mas outras atitudes são bem-vindas, veja:


– Caprichar no consumo de cálcio

Esse nutriente deve constar no cardápio para quem quer ter um sorriso saudável.


– Escovar bem

Não é necessário ter mão pesada, a delicadeza é uma boa pedida.


(Fonte: Vaja Saúde)

Comments


bottom of page