Pais e mães se perguntam se a criança pode colocar aparelho com dente de leite.
Essa é uma dúvida comum e natural, já que, como os dentes infantis serão substituídos pelos definitivos, há a necessidade de fazer o filho colocar o aparelho tão cedo? Por isso, neste conteúdo, vamos responder a essa questão.
Para isso, vamos explicar a importância do aparelho dentário, tanto para a saúde quanto para a autoestima. Detalharemos os possíveis problemas de ter uma arcada dentária desalinhada. Por fim, vamos abordar a questão da idade ideal para o uso do aparelho e se as crianças com dentes de leite precisam colocá-lo.
Fique com a gente e entenda melhor esse tema!
A importância do aparelho
Muitas vezes, o aparelho é fundamental para o bom funcionamento da boca e para a estética da pessoa. Como os dentes estão expostos, quando uma criança tem dentes tortos ou encavalados, isso pode gerar uma sensação negativa em relação ao modo como as outras pessoas a olham, o que prejudica sua autoestima.
Portanto, o uso de aparelho não impacta somente a funcionalidade da boca, mas também aspectos psicológicos. A saúde mental também é um fator muito importante como um todo.
Os problemas de uma arcada desalinhada
Um problema com dentes desalinhados é algo muito ruim para a criança e pode gerar consequências negativas em diferentes atividades. Confira mais a seguir.
Doenças respiratórias
O processo respiratório passa pelas vias de ar superiores, que são a boca e o nariz. O desalinhamento dos dentes pode acarretar distúrbios na respiração. Além disso, também pode afetar a estrutura óssea do nariz, gerando mais dificuldades respiratórias.
Má digestão
A boca também integra o sistema digestório. Ela tem como função quebrar os alimentos com os dentes e misturá-los com a saliva, transformando-os em um bolo digestório mais simples de ser digerido no estômago, na próxima etapa do processo.
Se há um problema no alinhamento dos dentes, isso prejudica a mordida e a mastigação, funções indispensáveis à digestão. Por consequência, esse processo não ocorre de modo correto, o que pode gerar problemas digestivos.
Dor de cabeça
Dentes desencaixados repercutem nas demais estruturas ósseas e articulações da face. Como exemplo, temos a articulação da mandíbula, ligamento dela ao crânio. Isso pode agravar e gerar dores na mandíbula que se irradiam para a cabeça, causando sérios incômodos.
Problemas de autoestima
Dentes tortos provocam um aspecto incomum no rosto da pessoa. Isso pode deixá-la chateada com a própria aparência e causar baixa autoestima. No caso das crianças, isso pode ser mais acentuado pela incompreensão dos colegas de escola e demais locais de convivência, que podem usar a aparência contra a própria criança.
A idade ideal para o uso do aparelho
Na verdade, não há uma idade ideal para colocar o aparelho odontológico, mas, sim, um tipo de aparelho para cada faixa etária. Logo, existe a indicação de um item melhor para a adequação de dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite.
Nesse caso, o aconselhado é usar aparelhos móveis, que são mais flexíveis e podem ser removidos a qualquer momento. Os fixos são feitos para exercer uma força contínua sobre a arcada dentária, efeito que pode ser prejudicial aos dentes de leite, porque pode causar uma queda precoce deles, acarretando dano à mordida, mastigação, fala e autoestima.
Portanto, a criança com dente de leite pode usar um aparelho. Contudo, isso deve ser avaliado por um dentista especialista em odontologia infantil. O profissional precisa analisar a estrutura bucal dela e avaliar se é necessário o aparelho, recomendando-o corretamente.
Fonte: Sorridents
Commenti