Compreender quais os efeitos da alimentação na saúde bucal pode fazer toda a diferença na prevenção de problemas e doenças periodontais.
Alguns alimentos são considerados “detergentes” e contribuem para a remoção de sujeiras dos dentes, enquanto outros têm importante valor nutricional e suprem carências que podem causar sintomas na boca, como aftas, sangramento gengival, tendência a cáries, entre outros.
Tendo isso em mente, que tal conferir quais alimentos ajudam na saúde bucal? Veja a seguir 10 exemplos!
1. Maçãs ajudam a limpar os dentes
Sabe qual alimento contribui com a limpeza dos dentes e estimula a produção salivar? A maçã! A fruta age como uma aliada na prevenção de cáries e doenças gengivais porque é rica em fibras, auxilia na higienização natural dos dentes e aumenta o fluxo de saliva na boca, colaborando com a neutralização do pH da região.
2. Folhas escuras mantêm o pH da boca neutro
Folhas escuras, como a couve e o espinafre, por exemplo, também são ricas em fibras e trazem benefícios à saúde bucal. Esses alimentos ajudam a manter o pH da boca neutro e, consequentemente, a prevenir problemas como gengivite e cáries. Além disso, algumas folhas escuras contêm uma substância chamada ácido oxálico, que potencializa a absorção do cálcio (nutriente fundamental para a saúde dos ossos e dentes).
3. Chia é uma fonte rica de cálcio
A chia é mais um alimento rico em cálcio considerado benéfico para a saúde bucal. Carências de cálcio no organismo podem gerar problemas como o enfraquecimento dos ossos e dos dentes, cáries e até mesmo perda dentária. Por essa e outras razões, é essencial obter o mineral por meio de uma dieta variada.
4. Brócolis possui ferro, que previne o desgaste do esmalte dos dentes
Além de conter cálcio, que é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, o brócolis é uma boa fonte de ferro. Juntos, os dois nutrientes formam uma barreira que ajuda a prevenir o desgaste do esmalte dos dentes (superfície externa dos dentes).
5. Queijos e iogurtes possuem cálcio e fósforo, que minimizam os riscos de cáries
Queijos e iogurtes são ricos em cálcio e fósforo, aumentam a produção de saliva, ajudam a neutralizar o pH da boca, minimizam os riscos de cáries e ainda contêm uma proteína chamada caseína, que participa da reparação do esmalte dentário. No caso do iogurte, você também conta com a ação dos probióticos, que combatem a proliferação de bactérias, a placa bacteriana e o mau hálito.
6. Peixes são ricos em flúor
Você já deve ter ouvido falar que flúor fortalece os dentes e é verdade. O mineral ajuda a prevenir a formação de cáries e placas bacterianas e pode ser encontrado em peixes de água salgada, como salmão, sardinha, atum, entre outros alimentos.
7. Morango previne o acúmulo de placa bacteriana
Para quem busca uma receita de suco para fortalecer os dentes, o morango pode ser o protagonista ideal. A fruta é rica em vitamina C, que tem poder antioxidante e ajuda a prevenir problemas como perda de massa óssea, acúmulo de placa bacteriana e inflamação na gengiva.
8. Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias
O gengibre também está na listinha de bons alimentos para gengiva inflamada. Assim como o morango, o ingrediente é antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no combate à gengivite e outras inflamações na boca.
9. Leite protege os dentes da acidez
O leite é uma poderosa fonte de cálcio, porém, os benefícios do ingrediente para a saúde bucal não se limitam a esta característica. Além de ser essencial para o fortalecimento de ossos e dentes, o leite ajuda a neutralizar o pH da boca e protege contra a acidez de substâncias como o açúcar, que podem causar a desmineralização dos dentes e levar ao surgimento de cáries.
10. Água ajuda a remover resíduos de outros alimentos
Ingerir uma quantidade adequada de água todos os dias é fundamental para a saúde bucal e de todo o corpo. Beber água ajuda a “lavar” e remover resíduos de outros alimentos nos dentes, mantém a boca hidratada, estimula a salivação e ajuda a prevenir a proliferação de bactérias.
Fonte: Sorrisologia
Comments